Colégio Alvorada desenvolve projeto aprendizagem através do teatro

O Colégio Alvorada – unidade da Vila Formosa do Grupo Educacional Drummond -, iniciou, neste ano, o projeto “Alvoteatral”, que busca valorizar o ser humano nos aspectos intelectual, comportamental, moral e estético.

O projeto é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa e Literatura, Marcelo Bezerra, e busca também, trazer a educação para outro paradigma, com representações de livros literários em peças teatrais, a ponto do aluno absorver ainda mais a história contada, e consequentemente, o conhecimento adquirido em sala de aula.

“A ideia é despertar a consciência para a arte, estabelecendo vínculos entre as diferentes áreas do saber, favorecendo a aplicabilidade desses conhecimentos no cotidiano dos alunos de forma a proporcionar uma melhor atuação consciente e crítica no meio ao qual pertencem”, pontua a coordenadora Pedagógica do Colégio Alvorada, Priscila Karine de Melo.

Compreendendo a arte como forma de educar, o professor percebeu, nas aulas de Literatura, uma certa dose de espontaneidade e imaginação por parte dos alunos. Mesmo com exercícios, em sala, que visavam ao aperfeiçoamento das capacidades verbais, visuais e sinestésicas, fez-se necessária uma atividade que levasse os alunos a (re)criarem uma relação de respeito de si próprios e dos outros, autoconfiança, tolerância, integração, conhecimento e criatividade.

As primeiras apresentações do projeto Alvoteatral ocorreram nos últimos dias 14 e 17 de junho, no teatro da própria unidade. Na ocasião, alunos da 1º série do Ensino Médio encenaram três peças sobre mitologia grega: duas versões de “Édipo Rei de Sófocles” e “Pandora”. Já os estudantes da 2º série do Ensino Médio encenaram “Os Miseráveis”, literatura francesa de Victor Hugo, e por fim, os alunos da 3ª série do Ensino Médio fizeram uma adaptação de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.