No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água que foi pensado com a necessidade de ampliar a preservação desse recurso disponível que vem sofrendo devido a ação do homem. Diversas reflexões a respeito do acesso a água de qualidade vêm à tona nesse mês de conscientização.
E nós do Grupo Drummond não poderíamos ficar de fora dessa comemoração.
Criado no ano de 1992 pela ONU – Organização das Nações Unidas tem como principal função elevar a discussão sobre esse importante tema que nos serve de alerta.
Para que a água se mantenha disponível, é importante existir uma conscientização partindo do individual e seguindo direto para o coletivo. Isso para que todos entendam a necessidade de ampliar, conservar e combater o desperdício.
Existem situações que chegam até as nossas casas que vão além da questão da água. A privatização do saneamento, a estiagem e a contaminação por agrotóxicos são temas que demandam uma grande preocupação.
O nosso país tem uma quantidade limitada de água, se consideramos a população. A escassez de água pode ser um dos problemas a ser enfrentado em um futuro muito próximo.
A disponibilidade de água é escassa também em outros países. O Brasil é um dos países privilegiados, mas não está tão bem situado no cenário mundial.
É fato que o desperdício e o mau uso da água trazem consequências inevitáveis. Será que nós brasileiros ainda desconhecemos esta realidade e não sabemos que devemos preservar esse bem indispensável à vida?
Não poluir e preservar o meio ambiente podem ser as atitudes mais sensatas. Para nossa sobrevivência é fundamental conservar as fontes de água existentes.
Vale lembrar que no Nordeste, por exemplo, a seca cíclica pode ser um sinal da emergência de um futuro nada promissor. Sem esquecer do que tem acontecido ultimamente no sul e sudeste onde a questão da seca vem se mostrando também preocupante.
É difícil imaginar que isso esteja acontecendo, por exemplo, no nosso país e isso nos causa espanto pelo simples fato de acreditar na existência de água em abundância no Planeta. Com muitos lagos, mares, rios e um grande estoque de água subterrânea permite concluir que há abundância de água.
Está em curso uma grave ameaça sobre nosso planeta, a falta de acesso à água de qualidade em boa quantidade é a ameaça que preocupa os estudiosos. Isso acontece devido ao mau uso da água, ao desperdício, ao consumo inadequado e à poluição.
Existem outras preocupações a serem consideradas que é, por exemplo, à questão da falta de água e o modo como o ser humano usa e trata esse bem precioso. As consequências ou o impacto produzido pela escassez, pelo excesso de consumo e pelo desperdício de água. Tudo isso poderá afetar as funções ecológicas dos seres vivos e provocar um colapso dos ecossistemas de água doce.
Desperdiçamos uma quantidade incalculável de água que tratamos. Como outros bens naturais essenciais aos seres vivos que compõem a nossa diversidade.
Portanto, os seres vivos que compõem a diversidade dos ecossistemas naturais estão sujeitos à escassez, isso significa que suas funções ecológicas essenciais serão afetadas e há risco de colapso de água doce, comprometendo qualquer perspectiva de solução.
É importante que busquemos soluções urgente para essa questão.
Na UniDrummond temos essa preocupação sempre aguçada, por essa razão criamos cursos feitos especialmente para você que tem como finalidade, ideias nas questões tocantes a água e seus recursos. São os cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Energia e Sustentabilidade, Biomedicina, Ciências Biológicas e o de Pós-Graduação em Gestão Ambiental.
Esses cursos estão em evidência aqui na UniDrummond e estão aquecidos no mercado de trabalho. Eles irão te preparar efetivamente, pois são garantia de empregabilidade num mercado necessitado de mão de obra cada vez mais qualificada.
Venha estudar conosco!!!